segunda-feira, 1 de junho de 2015

Mitologia

Mitologia Nòrdica - As 5 criaturas nórdicas mais temíveis!


   Caso você não saiba, a mitologia nórdica é a mitologia em que os vikings e a população do norte da Europa acreditavam. Eles temiam e adoravam seus deuses como Odin, Thor, Loki etc. Mas também acreditavam em divindades como demônios e criaturas abomináveis, e separamos algumas delas para mostrar para vocês.

1-JÖRMUNGANDR


   Para começar de leve gostaria de mostrar uma serpente chamada Jörmungandr, que é filha de Loki (conhecido por gerar criaturas esquisitas) e da gigante Angrboda, irmã do lobo Fenrir e Hel. Jörmungandr significa “grande monstro” ou “grande fera” e é conhecida com a serpente de Midgard.
Conta-se a lenda que Odin  a capturou e a jogou no fundo do mar de Midgard onde começou a circundar. Seu corpo cresceu ao ponto de conseguir a dar uma volta na terra e poder morder o próprio rabo.
   Jörmungandr era inimiga do deus Thor, e estes se encontram cerca de três vezes. Uma quando Thor teria sido enganado por Loki, quando este ergueu o que seria uma pata de um enorme gato, mas que na verdade era a serpente. Outra quando Thor estava pescando com Hymir e este fisgou a própria serpente para cima do barco. E por ultimo no Ragnarok, onde Thor irá matar a serpente, mas morrerá envenenado.


2-Hel


   Hel é a deusa da morte. De seu salão, Eljudnir, ela reina sobre os que morreram por doenças, velhice ou pena capital. Seu palácio chama-se Elvidner, sua mesa era a Fome, sua faca, a Inanição, o Atraso, seu criado, a Vagareza, sua criada, o Precipício, sua porta, a Preocupação sua cama, e os Sofrimentos formavam as paredes de seus aposentos. Hel podia ser facilmente reconhecida, uma metade de seu corpo era de uma linda mulher, e a outra parte de um corpo terrível em decomposição. Em seus domínios, o poder de Hel é tal que ela pode desafiar outros deuses, inclusive Odin. Hel foi banida por Odin para o mundo inferior, localizado nas profundezas do Nifheim, às margens do Rio Nastronol (equivalente ao Rio Aqueronte dos gregos), e foi feita a governante desse lugar. Irmã de Fenrir e Jormungand. Seu reino é guardado por Garm, seu lobo branco de estimação. Trolls e guerreiros não heroicos habitam seu reino, prestando-lhe vassalagem.


3- Fenrir


   Um lobo gigantesco, perverso e altamente destrutivo. Filho funesto de Loki. Antes de ser preso pelos fios de seda Gleipnir (mais fortes que correntes de Adamantium) abocanhou uma das mãos de Tyr, o deus da guerra e, após o evento acima descrito, maneta. Durante o Ragnarok irá engolir Odin, mas será morto por Vidar, o deus silencioso.

4-YMIR


   Foi o primeiro ser vivo. Criado a partir do gelo mágico de Ginungagap, que ficava entre dois mundos: Nifheim (o mundo das névoas) e Musphelleim (o mundo do fogo). O suor de Ymir (eca!) foi a origem de todas as outras criaturas. Ymir foi morto por Odin, Ve e Vili, após a primeira guerra entre gigantes de gelo e deuses. Da carcaça do gigante derrotado foi feita Midgard, a Terra, o que revela que o bichinho era grande e que deu muito trabalho ao trio de irmãos.

5- Surt


   É o senhor dos gigantes do fogo. Protege e governa inconteste Muspelheim, o reino do fogo. Jamais a terra que protege foi invadida. Nem mesmo os asgardianos ousam provocá-lo. Surt tem uma terrível espada brilhante e da cor do sangue capaz de queimar qualquer coisa que toque. Segundo a profecia do Ragnarok, durante esta batalha final, Surt queimará todos os mundos. Pô, queimar nove mundos não é para qualquer um. Por isso ele é mais poderoso do panteão nórdico. Apenas a floresta de Hodmimir não será queimada, pois imune ao poder das labaredas de fogo. Durante o Ragnarok, Surt matará o deus Frey. Tudo bem que Frey estará desarmado, mas Surt não pode responder pela desídia alheia e, além disso, Frey é bom de briga, principalmente na luta grego-romana. Por fim, Surt foi o assassino de dois irmãos de Odin, Vili e Ve. E o que Odin fez? Nada.

   Pois bem, agora seu repertório de curiosidades mitológicas aumentou, mas lhe pergunto: você teria coragem de enfrentar algum deles?




Fonte: A fênix de fogo- autocombustão na veia.
Espirais do Tempo – Mitologia nórdica.
  Autor: Matheus Krone de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário