quinta-feira, 7 de maio de 2015

Tecnologia

Análise: placa de vídeo EVGA GeForce GTX 980 

Design

   Essa placa de vídeo foi feita para suportar condições extremas de uso, e isso quer dizer basicamente uma coisa: overclocks.
   Quem é entusiasta dessa prática sabe da importância de se ter um equipamento construído com componentes de qualidade. Afinal de contas, não é só a GPU que importa. Toda a placa tem que ser robusta o suficiente para resistir a altas ou baixas temperaturas, no caso de refrigeração a base de nitrogênio líquido.
   A linha Classified traz placas maiores que o tradicional. A ideia é comportar mais componentes e fases de energia, além de contar com um sistema de refrigeração mais robusto. O dissipador que cobre toda a placa é sobreposto por dois ventiladores. A tecnologia ACX 2.0 é um dos diferenciais do modelo.A velocidade de rotação diminuiu, mas o desenho e o aumento do número das pás dos ventiladores garante um fluxo de ar maior que antes, deixando o sistema mais silencioso e eficaz. Segundo a EVGA, esse sistema é capaz de fazer com que o cooler seja 26% maior e 36% mais silencioso e consuma cerca de 250% menos energia que na geração anterior.
   Embaixo do dissipador principal, a EVGA incluiu uma placa de metal que ajuda na refrigeração de memórias e outros componentes. A parte de trás do periférico, por outro lado, não possui nada desse tipo.A EVGA GeForce GTX 980 Classified também oferece conectores para medições de voltagem diretamente nela, mas quem quiser fazer isso precisará adquirir esses aparatos separadamente. Esse modelo também conta com três BIOS diferentes, sendo uma padrão, uma com power target elevado que possibilita overclocks mais robustos e uma voltada exclusivamente para o LN2.
   A velocidade de rotação diminuiu, mas o desenho e o aumento do número das pás dos ventiladores garante um fluxo de ar maior que antes, deixando o sistema mais silencioso e eficaz. Segundo a EVGA, esse sistema é capaz de fazer com que o cooler seja 26% maior e 36% mais silencioso e consuma cerca de 250% menos energia que na geração anterior.
   Embaixo do dissipador principal, a EVGA incluiu uma placa de metal que ajuda na refrigeração de memórias e outros componentes. A parte de trás do periférico, por outro lado, não possui nada desse tipo.
   A EVGA GeForce GTX 980 Classified também oferece conectores para medições de voltagem diretamente nela, mas quem quiser fazer isso precisará adquirir esses aparatos separadamente. Esse modelo também conta com três BIOS diferentes, sendo uma padrão, uma com power target elevado que possibilita overclocks mais robustos e uma voltada exclusivamente para o LN2.
Outros recursos NVIDIA
 Essa placa de vídeo também possui todos os recursos exclusivos desenvolvidos pela NVIDIA. Entre eles está o PhysX, um sistema que realiza os cálculos de física para trazer aos jogos efeitos mais realistas. Roupas, partículas e iluminação podem ficar muito mais detalhadas com o PhysX ativado.
   Junto dele estão recursos avançados de antialiasing, como o FXAA e o TXAA, capazes de garantir uma ótima qualidade visual sem comprometer muito o desempenho do sistema como um todo. O Adaptive V-Sync sincroniza as imagens com a frequência da tela para garantir a fluidez nas animações sempre que a placa tem poder de sobra. O efeito é ativado e desativado em tempo real para garantir um bom equilíbrio entre desempenho e qualidade visual.
   O GPU Boost é uma tecnologia que pode aumentar o clock do processador gráfico em tempo real, oferecendo mais poder de fogo enquanto a temperatura máxima do chip não for atingida.










Lucas Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário